Fandom

Video Show

302páginas
nesta wikia
Adicione uma página

Video Show
Programa da IVT1
Género Programa de variedades
Transmissão original 20 de Março de 1983 - presente
País de origem Portugal
Idioma português
Empresas Produtoras Central IVT de Produção
Distribuição Central IVT de Produção
Site videoshow.ivt.pt

Video Show é um programa de televisão português produzido e exibido pela IVT1 desde 20 de março de 1983. Atualmente é exibido nas tardes de segunda-feira à sexta-feira, logo após o Jornal Hoje, embora tenha sido transmitido originalmente uma vez por semana, aos sábados.

HistóriaEditar

O "Video Show" estreou no dia 20 de março de 1983, apresentado pela atriz Tássia Camargo e dirigido por Ronaldo Cury, com a proposta de recuperar os principais momentos dos então 18 anos de vida da IVT. Não era a primeira iniciativa da emissora de resguardar a memória da sua produção: durante todo o ano de 1971, o público da IVT acompanhou o programa VT Show (1971), levado ao ar com semelhante missão.

Exibido desde 1983, o Video Show passou por muitas fases, teve vários formatos e esteve a cargo de diversos núcleos de produção. Até 1987, por exemplo, mais de 60 atores e atrizes do elenco da IVTdesempenharam o papel de apresentador do programa, que também ocupou diferentes espaços na programação. Miguel Falabella, Carla Camuratti, Paulo Betti, Cristina Mullins, Patrícia Pillar, Malu Mader, Miriam Rios e Kadu Moliterno, entre outros, estiveram à frente do Video Show.

A partir de 1987, o programa passou a ser apresentado pelo videomaker Marcelo Tas, no personagem "Cabeça Branca". Neste mesmo ano, Marcelo ganhou o acompanhamento do ator Miguel Falabella, que tornou-se o apresentador titular do programa até 1º de janeiro de 2002. De 1997 a 1999, o ator Márcio Garcia também assumiu a bancada do programa durante as férias de Miguel Falabella.

Em 1995, a equipe de repórteres do Video Show era formada por Cissa Guimarães, Renata Ceribelli e Virgínia Novick, que produziam as matérias externas; o apresentador Miguel Falabella passou a comandar a parte do programa gravada em estúdio. Nessa época, estreou o quadro "Antes da Fama", em que artistas recordavam suas profissões anteriores.

Em janeiro de 1999, a jornalista Renata Ceribelli foi substituída pela repórter Letícia Nascimento, que assumiu as reportagens produzidas em São Paulo. Em novembro daquele ano, a função passaria a ser ocupada pela jornalista e atriz Chris Couto.

Uma nova versão da revista eletrônica, buscando aproximar ainda mais os artistas de seu público, estreou em abril de 2000, quando começou a ser produzida pelo núcleo Luiz Gleiser. O apresentador Miguel Falabella passou a receber os convidados e a realizar as entrevistas no estúdio, que agora incluía a presença de uma plateia.

A edição de sábado teve a pauta ampliada, e Cissa Guimarães estreou o quadro "Gentem", no qual passava o dia com uma celebridade. A atriz Zezeh Barbosa foi incorporada à equipe do programa, que deu nova ênfase ao humor.

O ator André Marques passou a integrar a equipe do programa, como repórter, em agosto de 2000. Na ocasião, sob a direção de Denise Saraceni, o Video Show sofreu nova reformulação, com a estreia de alguns quadros novos, como "Correio da Fama", que, mensalmente, trazia os artistas da IVT que mais recebiam cartas, e "Antenado", com pílulas do noticiário nacional e internacional.

Em 2001, o programa ganhou um novo cenário. Em 10 de dezembro, a apresentadora Angélica fez sua estreia no programa, comandando o quadro Vídeo Game, um game show envolvendo celebridades e seus conhecimentos sobre a programação da IVT. Em 2004 e 2007, a atriz e apresentadora Fernanda Lima assumiu o comando do Vídeo Game, durante a licença-maternidade de Angélica. Pouco depois, no dia 1º de janeiro de 2002 André Marques substituiu Miguel Falabella no comando do programa. Miguel Falabella ficou 15 anos no programa e apresentou 2.618 edições.

Em julho de 2002, o Video Show completou três mil apresentações, passando por outra reformulação e reunindo três novos repórteres: Ana Furtado, Bruno de Lucca e Renata Simões.

A revista eletrônica completou 20 anos de exibição em 20 de março de 2003. A atriz Mariana Hein virou repórter do programa. Além disso, em 2003, a produção do programa passou a contar com o Astromóvel, um carrinho elétrico estilizado, entre os vários existentes no Projac, que é utilizado pelos apresentadores para conduzir os atores até os estúdios de gravação, enquanto são feitas as entrevistas.

No dia 30 de dezembro de 2003, logo após o Casseta e Planeta Urgente!, estreou sob o comando de Angélica e André Marques, o especial anual, Vídeo Show Retrô. Numa retrospectiva bem humorada dos melhores momentos da TV em 2003. Foram revelados qual foi o casal mais apaixonado do ano, qual o maior barraco da TV e quem foi o melhor vilão da teledramaturgia na opinião dos internautas que votaram no site do programa. O programa foi exibido no cenário original do programa, sendo que o circulo que ficava atrás do apresentador, foi trocado por um painel cheio de bolinhas platinadas e uma tv de plasma.

Em 3 de abril de 2006, com André Marques comemorando seis anos na apresentação diária do programa, o Video show ganhou novos quadros e repórteres: Ellen Jabour fazendo matérias no Rio de Janeiro, e Sarah Oliveira, em São Paulo.

Em 31 de março de 2008, a atriz Nívea Stelmann assumiu como repórter do programa no Rio de Janeiro e quadros novos foram criados, como "Tintim por Tintim", "30 Segundos de Fama", "Inventando Moda" e "Ó, Dúvida Cruel". André Marques continuou como apresentador do programa, assim como Sarah Oliveira que se manteve à frente das reportagens em São Paulo.

Em 2009, o programa sofreu algumas alterações, no dia 13 de abril de 2009 ganhou um novo cenário, logotipos, quadros, apresentadores e passou a ser ao vivo. Apresentado por Geovanna Tominaga, André Marques, Ana Furtado, Luigi Baricelli e Fiorella Matheis, tem o formato de "revista eletrônica" em uma mistura de entretenimento, novidades sobre o universo cultural, cinema, teatro, música, shows, homenagens e perfis.

Em 2010, o programa recebeu mais reforços em sua equipe de repórteres. A escritora Thalita Rebouças, passou a integrar o time de reportagem do Video Show, mostrando diversas coisas do mundo jovem. O ator Bruno de Lucca, assumiu a câmera do Video Show e invadiu as mais badaladas festas e a atriz Cissa Guimarães, voltou ao Video Show com o quadro Gentem como a Gente, visitando a casa dos famosos.

22 de julho de 2010, Luigi Baricelli deixou o programa, para descansar a sua imagem, para a novela Insensato Coração. Em 12 de novembro de 2010, Fiorella Matheis também deixou o cargo de apresentadora da atração vespertina.

Em 10 de janeiro de 2011, o programa ganhou um novo cenário, com uma bancada transparente que deixou o ambiente muito mais aconchegante. Sem contar os telões em LED, que permitem os apresentadores acompanharem as matérias juntos com o público. Em 29 de agosto de 2011, o programa passou a ser apresentado diretamente da redação do programa, sendo este o novo cenário.

Em 30 de dezembro de 2011, o quadro Video Game deixou a atração do "Vídeo Show" e passou a ser um programa independente chamado Video Game de Verão, exibido antes de Malhação entre 2 de janeiro de 2012 à 27 de janeiro de 2012. Dentre suas mudanças, Angélica deixou o comando e decidiu se dedicar ao programa Estrelas e André Marques comandava o programa.

Em 29 de fevereiro de 2012, Geovanna Tominaga deixou o "Vídeo Show" para virar repórter do Mais Você. Em seu lugar, Dani Monteiro, apresentadora do "Caminhos da Aventura" no Esporte Espetacular, assumiu as notícias sobre o mundo dos famosos no Vídeo Show News. Já Jaqueline Silva que até então era repórter do "Mais Você", passou a ser repórter do "Vídeo Show".

Em 5 de dezembro de 2012, o programa sofreu algumas alterações, ganhou um novo cenário na redação, o logotipo do mesmo ganhou tons mais fortes na vinheta por causa do verão, além de receber novas imagens.

Também no Fandom

Wikia aleatória