Fandom

Vaillante

302páginas
nesta wikia
Adicione uma página

Vaillante
Vaillante 2005.png

Logo da Vaillante desde 2005.
Nome completo Les Usines Vaillante, S.A.
Fundação 15 de janeiro de 1915
Proprietário Grupo IVT de Comunicação
País de origem França
Slogan Think Differently. (Internacional)
Pensez Différent. (Francês)
Pense Diferente. (Português)
Site www.vaillante.com
www.vaillante.fr (França)
www.vaillante.pt (Portugal)
www.vaillante.com.br (Brasil)

A Les Usines Vaillante S.A., ou simplesmente Vaillante, é um fabricante francês de veículos fundada em 1915 por Henri Vaillante. Produz desde automóveis pequenos e médios, motocicletas, bicicletas, furgões, autocarros e camiões. É conhecida pelos protótipos que desenvolve, como o Vaillante Frankfurt ou os monovolumes Commando, MarathonRushOuragan e Le Mans. É propriedade do Grupo IVT de Comunicação desde 1989.

HistóriaEditar

VaillanteHeadquarters.png

Sede da empresa em Paris, França

Após abandonar a Renault em 1915, o industrial francês Henri Vaillante, com a ajuda dos seus irmãos Richard Vaillante e Pierre Vaillante, funda uma pequena empresa chamada Les Usines Vaillante, com o objetivo de criar automóveis, motocicletas e bicicletas. Através de propagandas nos arredores de Paris, a Vaillante começou com 20 trabalhadores. Ainda em 1915, saiu o primeiro automóvel da Vaillante: o Vaillante Montana.

Crise e Compra pelo GIVTEditar

VaillanteRush1955.png

Vaillante Rush de 1955.

Em 1985, quando Claude Vaillante assumiu a direção da empresa, a Vaillante entrou em crise, devido à uma reestruturação total da empresa, a uma menor venda dos seus veículos, ao aumento dos custos de produção e a uma menor fraturação com as vendas. Com isso, a empresa começou a dar os primeiros sinais de falência, quase fechando as portas defintitivamente. Várias empresas tentaram comprar a Vaillante para a tirar da crise, mas quase todas falharam. Em 1989, o Grupo IVT de Comunicação adquiriu a Vaillante por 19 milhões de dólares. Após a compra, o GIVT demitiu Claude Vaillante e nomeou Jacques Vaillante (meio-irmão de Claude) como o novo CEO da empresa. Jacques não só tirou a Vaillante da crise, como tornou-a numa das 10 maiores empresas automotivas do mundo.

Vaillante em PortugalEditar

VaillanteCommandoRX.png

Vaillante Commando RX de 2012.

Em 1918, começaram a ser exportados os primeiros automóveis Vaillante para Portugal. Segundo Gustave Vaillante, atual CEO da Vaillante, foi uma estratégia para internacionalizar a marca. Para isso, tinhamos de começar nos nossos vizinhos. Portugal foi o primeiro país, fora da França, a comercializar veículos da marca. Em 1920, é formada a Vaillante Portuguesa, Lda., com sede em Lisboa, para o fabrico e comercialização de veículos da marca. Em 1989, com a compra pelo Grupo IVT de Comunicação, a empresa é renomeada Vaillante de Portugal - Sociedade Automotiva, S. A., sendo nomeado Ricardo Fernandes como diretor-geral da empresa, ficando no cargo até 2006, ano em que foi substituído por Fernanda Vale.

Vaillante no BrasilEditar

VaillanteMarathonS3.png

Vaillante Marathon S3 de 2013.

Em 1919, começam a ser exportados os primeiros veículos Vaillante para o Brasil. Em 1920, é formada a Vaillante Brasileira, Ltda., sendo a primeira fábrica da Vaillante fora da Europa e a segunda produtora de automóveis a instalar-se no Brasil. Em 1989, com a compra pelo Grupo IVT de Comunicação, a empresa é renomeada Vaillante do Brasil - Sociedade Automotiva, S/A, sendo nomeado Yvone Simões como diretora-geral da empresa, ficando no cargo até 2002, ano em que foi substituído por Ulisses Henriques. Atualmente, a sua sede encontra-se em São Paulo, com delegações no Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre.

Galeria de LogosEditar

SlogansEditar

  • 1915/35 - Nós somos a Vaillante, automóveis como nunca antes vistos.
  • 1935/45 - Uma marca diferente.
  • 1945/62 - Inovando para ti.
  • 1962/72 - Crescemos Juntos.
  • 1972/79 - Pensando no Futuro.
  • 1979/89 - Criamos Automóveis.
  • 1989/95 - Somos diferentes.
  • 1995/2005 - Na Vanguarda da Técnica.
  • 2005/06 - Novas Portas Abertas.
  • 2006/presente - Pense Diferente.

Também no Fandom

Wikia aleatória