Fandom

TV Mirante (Santo Tirso)

302páginas
nesta wikia
Adicione uma página

TV Mirante
TV Mirante.png

Nome completo Sistema Mirante de Comunicação
Fundação 15 de março de 1987
Proprietário Rede Mirante
País de origem Portugal
Programação Variada
Slogan Ligada em ti
Afiliações IVT1

A TV Mirante é uma emissora de televisão portuguesa com sede em Santo Tirso, no distrito do Porto, tem cobertura de 183 municípios do estado, uma população estimada em 5.534.912 habitantes ao total.

Pertence ao Sistema Mirante de Comunicação, grupo de comunicação pertencente à Família Sarney.

História Editar

Os novos telejornais Bom Dia Mirante (equivalente ao Bom Dia Distrito), JM 24h 1ª e 2ª Edição (JM devido ao Jornal Mirante, jornal que era apresentado até então. Equivale ao Distrito 24h). Também é criado o Desporto 10, aos Sábados, 12h. Foi buscada uma padronização dos locais da IVT1.

Em 2005, o Mirante Comunidade é substituído pelo Mirante Rural, versão do IVT Rural local. Em 17 de fevereiro de 2008, estreia às 8hs da manhã, o Mirante Notícias, veiculado de segunda a sexta-feira, versão ao IVT Notícia local, com três minutos de duração e apresentado por Júnior Albuquerque.

Entre 1º de novembro a 15 de dezembro, operários contratados pela emissora constroem a torre da emissora, chegando a 110 metros de altura, 30 metros mais alta do que a antiga torre usada para transmitir o sinal do canal 10, para servir as transmissões da TV digital da emissora. Para receber os novos equipamentos, a TV Mirante passou por uma ampla reforma em sua sede, com a construção de uma nova redação para a Central de Jornalismo da emissora. Na tarde do dia 30 de setembro de 2009, técnicos instalam o transmissor para a futura transmissão digital na torre construída em 2008.

Na madrugada do dia 9 de dezembro, a emissora colocou no ar em caráter experimental o canal digital, apenas para fazer os testes dos sinais digitais, através do canal 29 UHF. Segundo o diretor de Jornalismo da Emissora, Rômulo Barbosa, o início da transmissão do sinal digital da emissora é fruto de investimento: "Depois de muito investimento, a gente ainda está terminando o prédio, já ergueu a torre, temos técnicos que vieram diretamente do Japão para dar início a essa operação da TV digital. Então, experimentalmente, os telespectadores já podem sintonizar o canal 29.".

Em 29 de abril de 2010, um raio atingiu por volta das 6h30, as instalações da emissora: Equipamentos foram danificados e a transmissão dos programas locais da emissora foi prejudicada. A transmissão experimental em alta definição da emissora também foi prejudicada. Uma peça que fazia parte do sistema em HDTV foi danificada e desarmou tanto o sistema titular, como o reserva. Além da TV Mirante, a Rádio Mirante AM também foi prejudicada, tendo que cancelar às pressas a transmissão da rodada dupla da Copa União de quinta-feira. Além disso, a emissora enfrentou problemas com suas linhas telefônicas.

Em 1º de maio, o departamento de engenharia do Sistema Mirante trabalhou para solucionar problema e restabelecer o sinal digital da emissora.

Em 3 de maio, exatamente às 18h55, na hora do JM 24h 2ª Edição, foi inaugurada ofialmente o Canal 29 Digital da emissora, com top de 5 segundos, em seguida nova logomarca da emissora, por fim os oferecimentos e o início do telejornal.

Em 28 de junho, o telejornal JM 24h ganhou novo cenário: deixou ser estúdio para virar a newsroom.

Em 15 de março de 2012, a emissora inaugura o noticias.ivt.pt Santo Tirso, através do portal noticias.ivt.pt.

ProgramasEditar

Além de retransmitir a grade nacional da IVT1, a TV Mirante produz os seguintes programas:

  • Bom Dia Mirante: Telejornal, apresentado por Beatriz Miranda. De Segunda a Sexta, das 7h30 as 7h45;
  • Mirante Notícia: Boletim Informativo, apresentado por Hilário Bettencourt. De Segunda a Sexta, no intervalo do Bem Estar;
  • JM 24h 1ª edição: Telejornal, apresentado Suzana Alenquer e Hilário Bettencourt. De Segunda a Sexta, das 12hs as 12h50; Sábados, das 12h20 as 12h50;
  • Desporto IVT Porto: Desportivo. De Segunda a Sábado, as 12h45, no bloco local do Desporto IVT;
  • JM 24h 2ª edição: Telejornal, apresentado por Miguel Vieira. De Segunda a Sábados, das 20h00 as 20h15;
  • Repórter Mirante: Programa Jornalístico, apresentado por Carla Ribeiro. Sábados, das 11h40 as 12hs;
  • Desporto 10: Desportivo. Sábados, das 12hs as 12h20;
  • Mirante Rural: Programa Rural. Domingos, das 7hs as 7h30.

Também no Fandom

Wikia aleatória