Fandom

TV Asa Branca

302páginas
nesta wikia
Adicione uma página

TV Asa Branca
TV Asa Branca.png

Nome completo Rede Nordeste de Comunicação
Fundação 31 de julho de 1991
País de origem Portugal
Programação Variada
Slogan TV Asa Branca, há 20 anos tu completas a nossa história
Afiliações IVT1
Site ivt1.ivt.pt/asabranca

TV Asa Branca é uma emissora de televisão portuguesa com sede em Figueira da Foz, Distrito de Coimbra. Retransmite para essa cidade a programação da IVT1, além de gerar programas locais. Opera no canal 8 VHF.

História Editar

No dia 1º de agosto de 1991, foram ao ar as primeiras imagens da TV Asa Branca, emissora afiliada à IVT1. O primeiro programa, exibido na hora do almoço, foi um especial de trinta minutos sobre a chegada da emissora à região. À noite, foi exibido o primeiro Coimbra 24h, produzido com reportagens locais. Em 1992, o Coimbra 24h passou a ter dois blocos regionais. Na mesma época, eram exibidos alguns flashes durante a programação chamados "Acontecendo".

Em 1993, Figueira da Foz passa a ter os departamentos de Jornalismo e Comercial. Em 1994, estreia uma revista semanal exibida aos sábados: O AB 24h Revista. No mesmo ano, estreia o AB 24h 2ª Edição, com produção local. Em 1997, a TV muda de Vila Verde para a freguesia São Pedro. Atualmente, a emissora está instalada na freguesia de Bom Sucesso. Junto com a mudança, surge o AB 24h 1ª Edição.

Aos 15 anos, a TV Asa Branca se consolidou com um dos mais importantes veículos de comunicação de Coimbra.

A TV Asa Branca também é uma das primeiras emissoras do interior do país a transmitir o sinal via satélite para todas as cidades da área de cobertura (108 municípios).

Desde 30 de março de 2009, aumentou o AB 24h, deixando de retransmitir o Coimbra 24h. A programação jornalística da TV Asa Branca se torna 100% independente. Um marco para a comunicação do interior de Coimbra.

Em março de 2010, mais novidades, o novo cenário para o AB 24h, uma nova apresentadora, e a estreia do Desporto IVT Local, pioneiro em todo o distrito de Coimbra, dois anos depois retransmite a edição coimbrense do DI gerada de Coimbra.

JornalisticosEditar

A TV Asa Branca tem programas jornalisticos conhecidos no interior do distrito de Coimbra são eles :

ABTV 1ª e 2ª Edição Desporto IVT Local com as informações do esporte Pernambucano.

Ver tambémEditar

Também no Fandom

Wikia aleatória