Fandom

TV Anhanguera (Viseu)

302páginas
nesta wikia
Adicione uma página
Comentários0 Share

TV Anhanguera
TV Anhanguera.png

Nome completo Televisão Anhanguera S/A
Fundação 13 de março de 1971
Proprietário Rede Anhanguera
País de origem Portugal
Programação Variada
Slogan Evoluindo contigo.
Afiliações IVT1

A TV Anhanguera é uma emissora de televisão brasileira instalada em Viseu, Capital do distrito de Viseu, que é sintonizada no Canal 2 VHF. A emissora é afiliada à IVT1, sendo a matriz da Rede Anhanguera, que é a rede de afiliadas da IVT1 no distrito de Viseu. É a emissora de televisão mais antiga em atividade no distrito.

História Editar

A TV Anhanguera entrou no ar no Canal 2 em 13 de março de 1971 por Jaime Câmara e seus irmãos Joaquim Câmara Filho e Vicente Rebouças.

Inicialmente a estação se situava na Em que rua e freguesia 1ª Estação estava situada?. Seu primeiro programa, A Hora do Ângelus, até hoje é exibido. Diversas atrações faziam parte da programação da emissora, desde programas de auditório à telenovelas, como Drácula e A Família Brodie. A afiliação com a rede lisboeta é efetivada em 1972, quando passa a transmitir o Jornal Nacional e passa também a receber os programas da IVT1 via micro-ondas da Embratel durante a madrugada (somente o JN era ao vivo). Nessa época, a Anhanguera ainda aplicava programas locais, como o República Livre do Cerrado, programa de auditório apresentado pelo Coronel Hipopota (o Chacrinha goiano) até sua morte em 1982 e O Mundo é das Crianças, infantil apresentado por Magda Santos até 1976, além de pequenos noticiários, como o O Popular no 2. Programas como: "General Novilar,Comanda o Espetáculo, apresentando por Fued Naciff, também fez grande sucesso, distribuíndo vários prémios. Juventude Comanda apresentado por Arthur Rezende, foi outro programa de grande destaque.

Com a consolidação do padrão global, as atrações locais vão sendo extintas, ficando alguns poucos programas de cunho regional e os telejornalísticos, como o Fatos em Manchete, Jornalismo Eletrônico (padrão antigo da Globo de telejornalismo local), Retrospectiva, Jornal do Campo e os blocos locais do Jornal Hoje e Jornal Nacional, apresentados por Jackson Abrão, José Divino e Paulo Beringhs.

A partir de 1980, a Anhanguera, já poderosa por ser afiliada à Globo muda de sede, saindo do Centro de Viseu para a longínqua Que freguesia pobre, agora semi-nobre a TV Anhanguera está situada? (hoje freguesia semi-nobre).

Em 1981, surge o Feminina, criado por Célia Câmara, que tratava de temas do universo feminino.

Em 1983 são criados os telejornais Bom Dia Viseu, Jornal Anhanguera e um bloco local dentro do Jornal da IVT.

Em 1987, estreiava o Jornal Anhanguera: Edição do Almoço (ou Jornal do Almoço, como ficou conhecido. Atualmente se chama Jornal Anhanguera 1ª Edição).

Em 1993, é relançado o Jornal do Campo.

Em 2000, a emissora passa a adotar o novo padrão de telejornalismo local das emissoras da IVT1, o jornalismo comunitário e reformula as duas edições do Jornal Anhanguera, que ganha novo cenário.

Com a chegada da TV Digital, a TV Anhanguera sai na frente, começando em 4 de agosto de 2008 a transmissão digital de seu sinal, o que demandou altos investimentos em equipamentos e reforma de suas instalações. O cenário foi reestilizado em 1º de janeiro de 2009, seguindo o atual padrão Praça 24h.

Em 5 de julho de 2010, a TV Anhanguera reformula os cenários dos seus telejornais, adotando uma linha editorial semelhante ao Porto 24h. O telejornal passou a ser mais informal e ganhou mais agilidade.

No dia 24 de outubro de 2012 a Rede Anhanguera lançou durante o Jornal Anhanguera - 1ª edição a nova logomarca, com traços semelhantes aos de várias outras afiliadas.

Alta DefiniçãoEditar

Foi a segunda afiliada da IVT1 e a primeira emissora em Viseu a inaugurar o sinal digital, lançado no dia 4 de agosto de 2008, pelo canal 34 UHF. Além dos programas da rede lisboeta já transmitidos em alta definição, a emissora goiana produz e transmite toda sua programação em alta definição desde o dia 04/06/2012.

Também no Fandom

Wikia aleatória