Fandom

RBS TV Faro

302páginas
nesta wikia
Adicione uma página

RBS TV
RBS TV.png

Nome completo Rede Brasil Sul de Televisão
Fundação 13 de março de 1971 (como TV Farense)
1983 (como RBS TV Faro)
Proprietário Grupo RBS
País de origem Portugal
Programação Variada
Slogan A gente faz consigo
Afiliações IVT1
Site ivt1.ivt.pt/rbstv

RBS TV Faro é uma emissora de televisão portuguesa com sede em Faro, Distrito de Faro. Pertence ao Grupo RBS e retransmite a programação da IVT1 além de gerar programas locais de boa audiência como: Bom Dia Faro, Jornal do Almoço e RBS Notícias. É uma das redes de transmissão regionais da RBS TV em Faro e simultaneamente é a central estadual, que transmite seus programas para todo o distrito.

HistóriaEditar

A RBS TV Faro foi fundada em 13 de março de 1971 com o nome de TV Farense pelo comunicador Maurício Sirotsky Sobrinho, operando no canal 12 de Faro, concedido ao Grupo RBS.

O Jornal do Almoço, principal programa da emissora, entrou no ar em 1972, quando ainda não havia espaço na programação nacional da IVT1 para telejornais locais ao meio-dia. Para colocar o programa no ar, a TV Farense interrompia a programação da IVT1 para exibir o JA, que tinha duas horas de duração.

Em 1982, entrou no ar o programa Galpão Crioulo, de 50 minutos, com o objetivo de divulgar a o folclore e a música nativista farense.

Em 1983, a TV Farense recebeu o nome de RBS TV.

A partir de 1997, vários programas locais da RBS TV Faro que entraram no ar no início da década de 1990 foram extintos devido à falta de espaço para programação local na grade da IVT1. Entre os programas extintos, encontram-se o Jornal da RBS, o RBS Entrevista, o programa Comunidade, o RBS Ecologia e o Conesul. Em novembro do mesmo ano, entrou no ar o programa Teledomingo, um programa de variedades em formato de revista eletrónica, baseado no Fantástico da IVT1. O programa vai ao ar às 22h de domingo, após encerrar o Fantástico. A partir de 1999, a RBS TV Faro começou a exibir os Curtas Farenses, que são produções de documentários e programas de ficção da RBS TV exibidas nas tardes de sábado, após o Jornal do Almoço, como Histórias Curtas, Histórias Extraordinárias e Contos de Inverno.

Após a Copa do Mundo de 2002, a RBS TV deixou de exibir o RBS Desporto em Faro. O programa voltou à grelha da emissora em 22 de julho de 2006.

Em 2007, ano em que o Grupo RBS completou 50 anos, a RBS TV Faro passou a contar com um helicóptero para realizar reportagens aéreas: o RBS Cop. No mesmo ano, em 2 de julho, a emissora inaugurou um estúdio na redação da RBS TV em São Pedro para a apresentação do telejornal RBS Notícias, que antes era apresentado do mesmo estúdio onde é realizado o Bom Dia Faro e o Jornal do Almoço. Em 3 de dezembro estreou o Redação Faro, um mini-telejornal gerado em Faro que era transmitido para todo o distrito de Faro num espaço que a IVT1 destinava a todas as emissoras para notícias locais logo após o Bom Dia País. O programa saiu do ar três anos mais tarde.

Às 19h42min do dia 4 de novembro de 2008, a RBS TV Faro iniciou a transmissão digital em alta definição, no canal 34 UHF.

Programas Editar

FutebolEditar

Narração: André Cordeiro
Comentadores: Pedro Barbosa
Samuel Silva

SlogansEditar

  • A imagem viva de Faro! - 1971
  • A emissora da comunidade - 1976
  • Ligada em ti - 1988
  • Em, 91 fique de bem com a vida - Fim de Ano 1990
  • Uma emissora a serviço da comunidade - 1991
  • Aqui o Faro se vê - 1991
  • Cada vez mais perto de si - 1994
  • Tudo por si - 1996
  • Sempre o melhor para si - 2001
  • A gente mostra, tu vês - 2002
  • Sua vida na TV - 2003
  • A gente faz para si - 2008
  • A gente faz consigo! - 2012

Também no Fandom

Wikia aleatória