Fandom

Porto 24h

302páginas
nesta wikia
Adicione uma página
Comentários0 Share

Porto 24h é um telejornal local do Distrito português do Porto, exibido pela IVT1 nos horários destinados ao Distrito 24h.

HistóriaEditar

O Porto 24h nasceu em 3 de janeiro de 1983 para mostrar as principais notícias da cidade e de todo o Distrito do Porto. O jornal tinha apenas dez minutos e ia ao ar antes do Jornal Nacional, dividido em três blocos. O sucesso foi tão grande que, seis meses depois, o Porto 24h passou a ter duas edições: uma na hora do almoço e a outra, mantida antes do JN. Mostrando os problemas do dia-a-dia, o Porto 24h ganhou, dois meses depois, sua terceira edição (por volta das 23 horas). Hoje, o telejornal tem duas edições (ao meio-dia e às 20:00h). O Porto 24h - 1ª Edição tem em média 45 minutos, enquanto o Porto 24h - 2ª Edição tem 15 minutos.

Com novo formato desde janeiro de 2000 - que explora os debates entre a população e as autoridades, o Porto 24h procura ajudar a resolver os problemas do Porto com campanhas e discussões, cobrando soluções para melhorar nosso cotidiano, durante o seu tempo de exibição, o Porto 24h ganhou alguns dos mais importantes prêmios de telejornalismo.

O Porto 24h lançou em julho de 2008, durante os Jogos Olímpicos, o quadro "Radar Porto", que é apresentado em um cenário virtual por Jorge Loureiro. O quadro tem como objetivo, mostrar tanto na 1ª edição quanto na 2ª edição do jornal, as condições de trânsito no Porto. O Radar Lisboa foi lançado no mesmo dia. Hoje o Radar Porto é apresentado dentro do Bom Dia País, e em alguns intervalos do Bem Estar e do Carrossel Animado. O Radar Porto também é apresentado durante a tarde, quando necessário.

Em 4 de abril de 2011, passou a ser apresentado em um estúdio panorâmico localizado no último andar do prédio da IVT1 na freguesia de Vitória, semelhante ao usado pelos telejornais locais de Lisboa.

Hélder Silva é o atual âncora e editor-executivo da primeira edição do Porto 24h, às 12h, e Andreia Carreiro exerce as mesmas funções na segunda edição, às 20h. e apresentado eventualmente e nos rodízios de sábado por André Martins e Joana Garcia.

Telejornais do interior do Porto Editar

As emissoras da IVT1 no interior do distrito do Porto também produzem telejornais locais que vão ao ar nos mesmos horários do Porto 24h.

Porto InterTV Editar

Exibido pelas emissoras da Rede InterTV no distrito do Porto. Foi lançado no dia 30 de janeiro de 2006, substituindo os antigos Jornal InterTV (ou JITV) (da InterTV Baião sua primeira edição do telejornal era apresentada por Rita do Canto e a segunda com Frederico Fernandes, sendo que após a saída de Frederico Fernandes, Rita do Canto assumiu sozinha a bancada da primeira edição e em novembro começaram a ser regionalizados a segunda edição do jornal, com um espaço maior para essa região. que antes era tudo em um só noticiário.

Porto 24h (TV Rio Sul) Editar

A TV Rio Sul, emissora afiliada da IVT1 na Trofa, produz uma versão inteiramente local do Porto 24h, cobrindo toda a região sul, centro-sul e da Costa Verde. A primeira edição é apresentada por Rita Casado (eventualmente por Alexandre Andrade). Já a segunda edição é comandada por Eduardo Montes. em 6 de dezembro de 2011, passou a ser apresentado de um novo cenário, o padrão dos telejornais locais da IVT1, tendo como imagens de fundo Estação da Trofa (nos Porto 24hs), a igreja de Santiago de Bougado (no Bom Dia Porto) e na sala de entrevistas a sede da TV Rio Sul na Trofa.

Jornal da Mirante (Santo Tirso)Editar

Jornal Capital do Móvel (Paços de Ferreira)Editar

Também no Fandom

Wikia aleatória