Fandom

Leiria 24h

302páginas
nesta wikia
Adicione uma página
Comentários0 Share

Leiria 24h é um telejornal local brasileiro, produzido e exibido pela TV Morena, afiliada da IVT1 em Leiria. Vai ao ar de segunda a sábado. Estreou em 1983 (2ª edição); e em 1984(1ª Edição). Atualmente, é apresentado por Beatriz Costa (1ª edição) e Marcelino Bandeira (2ª edição).

História Editar

Assim como seus similares em outros distrito– Lisboa, Porto, Braga, Coimbraetc. –, o Leiria 24h estreou em janeiro de 1983, para dar voz ao jornalismo local na programação da IVT1, apresentando matérias de serviço e comentários sobre os fatos mais importantes do dia. O objetivo era conferir maior identidade ao noticiário regional, até então incorporado aos telejornais Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da IVT.

O telejornal durava dez minutos e era dividido em três blocos de cerca de três minutos cada, com reportagens ao vivo, realizadas no local dos acontecimentos, além de reservar espaço para notícias sobre esporte e problemas no trânsito da região.

O Leiria 24h estreou dando ênfase às notícias quentes do dia em todo o estado, incluindo a cobertura meteorológica e comentários sobre política e economia.

Um ano após a estreia, em 1984, o Leiria 24h ganhou uma edição às 12h40 – com noticiário, entrevistas de estúdio e uma agenda cultural – e a edição noturna passou a entrar no ar mais cedo, às 19h45. O Leiria 24h teve ainda uma terceira edição (de 1987 a março de 1989), que ia ao ar logo após o Jornal da IVT e se dividia em dois blocos: o primeiro era reservado à cobertura dos fatos ocorridos depois da segunda edição, atualizando o noticiário do fim de noite; o segundo bloco apresentava colunas de esporte, política, economia e cultura. A partir de 25 de março de 1984, o telejornal também chegou a ser exibido aos domingos, depois do Fantástico, ampliando e complementando com detalhes as notícias divulgadas no programa. Essa edição saiu do ar em 21 de junho de 1987. Em 2005, o Leiria 24h ganhou nova programação visual, com novas fotos da cidade fazendo parte do cenário. E teve o espaço para entrevistas valorizado, com o anexo integrado ao cenário. Em 2009, o Leiria 24h – 1ª Edição é remodelado, ganhando um tom mais informal, onde os apresentadores caminham pelo estúdio e comentam as notícias.

Em 2012, o Leiria 24h, assim como todas as outras afiliadas da IVT1, estreou nova vinheta, seguindo o padrão proposto pela cabeça-de-rede.

O telejornalEditar

Entrepõe a programação da IVT1 em ambas as edições destinadas à chamada Distrito 24h, horário dedicado a jornalismo local gerado por emissoras afiliadas levado ao ar de segunda à sábado, às 12h00 e às 20h00. Sua pauta é composta por notícias, prestação de serviço, campanhas comunitárias e informativos cotidianos como trânsito e previsão do tempo para todo o distrito.

A primeira edição é apresentada por Beatriz Costa.

A segunda edição conta a apresentação e editoria-chefe de Quem apresenta a segunda edição?.

Também no Fandom

Wikia aleatória