Fandom

IVT Films Newsreel

302páginas
nesta wikia
Adicione uma página

IVT Films Newsreel (originalmente conhecido como IVA Newsreel, CIFL Notícia, Jornal Cinematográfico Portuense, Braga News e Notícias em Película de Coimbra) foi um noticiário cinematográfico, produzido pela IVT Films, de 1944 até 1979.

HistóriaEditar

Com a fusão da Companhia Independente de Filmes de Lisboa com o Estúdio de Cinema Portuense, a Braga Films e a Fábrica de Películas de Coimbra, a IVA tinha o objetivo de continuar com os noticiários cinematográficos (newsreels) produzidos pelas quatro empresas. Assim, em 1944, surge o IVA Newsreel, um noticiário cinematográfico bisemanal com as prncipais notícias de Portugal e do mundo. O slogan era: Nós informamos, tu vês!. Algumas das notícias mostradas foram a morte de Hitler, o início da Guerra Fria, a tomada de posse de Marcello Caetano, a chegada de Neil Armstrong à Lua, a morte de Salazar, a Revolução de Abril, entre outros. Com a fundação do Grupo IVT de Comunicação em 1971, o noticiário foi renomeado para IVT Films Newsreel. Com o avanço ainda maior da televisão em Portugal, especialmente da IVT, o formato tornou-se obsoleto, fazendo com que a última edição fosse exibida em 11 de junho de 1979.

AtualmenteEditar

Atualmente, todo o catálogo do IVT Films Newsreel está disponível na Universidade de Coimbra, cujas fitas ainda estão bem preservadas e na internet, através do YouTube. O nome, logo e conceito do IVT Films Newsreel continuam sob propriedade do Grupo IVT de Comunicação, o que faz que as fitas sejam exibidas, de vez em quando, nos canais da IVT, principalmente no programa Memória IVT News e no IVT Films & Series Remember.

Também no Fandom

Wikia aleatória