Fandom

Desporto IVT

302páginas
nesta wikia
Adicione uma página
Comentários0 Share

Desporto IVT
Programa da IVT1
DesportoIVTCurrent.png
Género Telejornal
Transmissão original 14 de agosto de 1978 - Presente
País de origem Portugal
Idioma português
Duração aprox. 30 min.
Apresentador(es) Marco Saudade (Lisboa)
Guilherme Fonseca (Porto)
Gilberto Sousa (Braga)
Maria Tavares (Coimbra)
Andreia Morais (Rede)
Empresas Produtoras Central IVT de Desportos
Distribuição Direção Geral de Jornalismo e Desportos
Site desporto.ivt.pt/desportoivt

Desporto IVT é um telejornal desportivo exibido pela IVT1 desde 14 de agosto de 1978, às 12h45, de segunda-feira a sábado.

Sinopse Editar

Atualmente, tem nove edições próprias: uma edição de rede gravada e gerada pela IVT1 Lisboa para todo Portugal (menos Lisboa, Porto, Braga, Faro, Leiria, Coimbra, Aveiro, Portalegre e Beja). Nessa edição o primeiro bloco é reservado para as notícias locais.

Desde o fim de 2010, a IVT1 Lisboa vinha exibindo, eventualmente, uma edição somente para a cidade de Lisboa. A partir de 3 de janeiro de 2011, os lisboetas ganharam de vez essa edição exclusiva onde exibiu o primeiro conteúdo em Alta Definição (HD) de sua história. No Porto e em Braga também há edições próprias, exibidas somente nesses distritos. Esse esquema voltou a ser utilizado no ano de 2009, após o ano de 2008 o jornal ter sido apresentado em rede para todo o país, nas semanas que antecederam o Campeonato do Mundo de Futebol FIFA de 2010, uma parte do Desporto IVT do Lisboa passou a ser exibido também para Porto e Braga, restando apenas o primeiro bloco local.

Desde 16 de maio, o Desporto IVT passou a ter mais edições regionais, para os distritos de Faro, Coimbra, Aveiro e Beja. Para as regiões onde se passava a edição de rede, foi criada a Agência DI que concentra material dos repórteres da rede, editado com o padrão das edições lisboeta e portuense, via satélite, variando de acordo com a necessidade do distrito. além disso, esses passam a ser apresentados por duplas.

Aberturas do DIEditar

  • 1978-82: Um desenho de um jogador de futebol aparece em linhas completadas por quadrinhos pequenos, em outra cena aparece em feixes de luzes. O logotipo tinha uma bola de futebol no centro, em que compõe o título.
  • 1982-95: Esta famosa abertura mostrava as cenas animadas, cujas ampliadas, nas quais mostram: Boxe, Ginástica de argolas, Futebol, Remo, Voleibol, Natação, Ténis, Basquetebol e Automobilismo. No final da abertura, um jogador chuta a bola ao fazer uma transição para o logotipo do programa.
    • Em 1982, o logo aparece em um fundo preto, o título IVT com a fonte verde e Desporto aparece acima em uma fonte.
    • Em 1990, Após o chute na bola, o frame final que mostra o pé do mesmo atleta, foi cortado para a logomarca da emissora na época surgia um zoom a menos ao completar a palavra Desporto virado para direita.
  • 1995-2001: Abertura mostra cenas de atletas cujas personalizadas em animação de cores num fundo azul celeste e que depois surge os espectadores.
    • 1995 - 1ª metade: Mostrou apenas o Futebol e a Ginástica Artistica, no final, surge o logotipo completo em que a logomarca da emissora agora em amplo, está junto com a palavra Desporto de nova fonte em um fundo escuro;
    • 1995 - 2ª metade: Após o Futebol, mostra o Boxe, o Voleibol, Salto e depois, a Ginástica Artistica. No final, surge apenas o logotipo da IVT e a parte de zoom a menos é colocado a palavra Desporto.
    • 1998-2001: O logo original da mesma vinheta foi substituído pelo o de simples. A parte final da cena da Ginástica foi cortada ao exibir o logotipo em um fundo azul claro, a palavra IVT voltou a ser adicionado no logotipo do programa.
    • 2000-2001: Adicionado o IVT de vidro.
  • 2001-05: Nesta abertura, mostra as imagens variadas de esportes em motion blur (a IVT1 de vidro atravessava) e no fim, a logomarca surge em sombra de luz para outra cor. Havia três versões da vinheta através de cores que aparecem no logotipo, eram azul, marrom e verde.
  • 2005-08: Quase a mesma da anterior, mas compactando imagem por imagem, o logotipo do programa surge ao cortar a cena e no fim, a logomarca surge também em sombra de luz para outra cor, só que veio da parte de trás. Também conteve o mesmo caminho da abertura anterior.
  • 2008-12: Os atletas de esportes diferentes que surgem formados em linhas brancas, aparecem em um fundo laranja com sombras de vários pentágonos atravesando rapidamente, surgindo uma faixa durante cada cena.
  • 2012-atual: No início, aparece um carro de Fórmula 1 azul em fundo alaranjado, um surfista amarelo num fundo azul, um jogador de basquetebol laranja num fundo amarelo a fazer um cesto e um jogador de futebol vermelho a marcar um golo num fundo roxo. No fim, forma-se o logo num fundo azul e verde.

Curiosidades nas aberturasEditar

  • A trilha da segunda abertura, considerada a mais clássica na história do programa, permaneceu por 19 anos. Mesmo com os logotipos mudados, a abertura da mesma durou 13 anos. A melodia da mesma serviu de novos arranjos, desde a estréia da abertura e cenário do DI em Outubro de 2001.
  • No site da Memória IVT, a versão da abertura de 1995 (que aparece o IVT de Vidro do ano 2000) é exibida em versão estendida.

Apresentadores Editar

Local Emissora Apresentador Apresentador(a) eventual
Portugal (Rede) IVT1 Andreia Morais Ricardo Santiago
Mafalda Victor
Abel Teixeira
Lígia Coimbra
Carmem Freitas
Dirceu Moniz
Aveiro TV Aveiro Carolina Santos
Hugo Viana
Ruy Ferreira
Fabrício Magalhães
Beja RPC TV Bejense Olavo Esteves Luana Viveiros
Bartolomeu Maria
Braga IVT Braga Gilberto Sousa. Tiago Duarte
Filipe Lopes
Jéssica Mascarenhas
TV Integração Ernesto Paredes Nicolau Garcia
TV Tupi Romeu Góes Graciano Aguiar
InterTV Vila Verde Cláudio Fonseca Florêncio Antunes
Bragança InterTV Bragança Aníbal Belo Inês Gaspar
Renato Garcia
Castelo Branco TV Gazeta Ricardo Moreira. Rita Medeiros
Prímio Coimbra
Coimbra IVT1 Coimbra Maria Tavares. Reynaldo Victor
Ramira Cardoso
Fernão Machado
Faro RBS TV André Cordeiro Olívia Cardozo
Joel Cruz
Alfonso Freire
Guarda TV Clube Hilário Faria Jacó Franco
Paulo Alcântara
Leiria TV Morena Gustavo Pereira Aurélio Nunes
Zacarias Bandeira
Lisboa IVT1 Lisboa Marco Saudade Ricardo Santiago (rede)
Andreia Carreiro
Gustavo Leitão
Vítor Fidalgo
Sofia Martins
Portalegre TV Verdes Mares Olga Moniz. Raymundo Henriques
Joel Passos
Porto IVT1 Porto Guilherme Fonseca Aldo Fernandes
Violeta Guimarães
Fabiano Morais
Patrícia Vasconcelos
TV Mirante Faustino Moreno Silvino Sequeira
TV Capital do Móvel Glauco Matos Plácido Gomes
Santarém Rede Liberal Henrique Silves. Tiago Duarte
Milene Roque
Vila Real RIC TV Rafael Leite. Cecília Abreu
Gabriel Valente
Viseu TV Anhanguera Viseu Alberto Henriques. Vera Silveira
Guilherme Silva
Resto do Mundo IVT Internacional 1 Henrique Castelo Branco.

LogotiposEditar

Também no Fandom

Wikia aleatória