Fandom

Braga 24h

302páginas
nesta wikia
Adicione uma página

O Braga 24h é um telejornal português exibido pela IVT1 Braga e por suas afiliadas no distrito de Braga. É exibido em duas edições, nos horários destinados à programação local, chamados pela IVT1 de Distrito 24h.

História Editar

O telejornal surgiu em 1983 no horário do meio-dia e às sete da noite (até então o telejornal local das sete da noite era chamado de Jornal das Sete, e o jornal do meio dia era chamado de Jornal Hoje, uma extensão do jornal homônimo transmitido nacionalmente). Em Braga, a primeira edição é apresentada por Duarte Rodrigues.

Juntamente com vários outros telejornais locais exibido pela IVT1 em vários distritos, os telejornais eram transmitidos quinze minutos após os demais. Depois os jornais se igualaram aos outros transmitindo todos ao meio dia.

Outras regiões Editar

Cada região possui uma emissora afiliada à IVT1 (TV Integração, InterTV Vila Verde, TV Tupi, TV Rio Balsas e EPTV), que produz seu próprio Braga 24h, dando ênfase aos assuntos locais. Em Fafe. é a TV Integração, que produz telejornais distintos para cada uma das quatro regiões. Sendo assim existe um Braga 24h para a região de Fafe.

Em Vila Verde, o grupo responsável é a InterTV. Em Guimarães, o grupo responsável é a TV Tupi, que usa o nome de Jornal da Tupi. Em Esposende, a TV Rio Balsas usa um nome diferente para o Braga 24h, que é o RB 24h. Em Barcelos, não existe Braga 24h - a EPTV produz outros telejornais em substituição a ele (veja mais nas observações).

O Braga 24h é dividido em 2 edições diárias:

1ª Edição - inicia às 12:00h e o término às 12:45h.

2ª Edição - início às 20:00h, com término às 20:15h.

Produções Editar

Veja a lista de cidades onde são produzidos os Braga 24h, por outras afiliadas da IVT1 no interior do distrito de Braga por ordem de habitantes:

  • Braga - Emissora: IVT1 Braga (Abrange uma população de 181 494 pessoas)

Obs: A TV Integração e a InterTV, por produzirem edições separadas do Braga 24h para cada região, restringiu a abrangência de população dos telejornais.

Cenografia Editar

Em 9 de agosto de 2010, o telejornal, assim como o Bom Dia Braga, ganhou novos cenários em Braga através da IVT1 Braga, seguindo o padrão proposto pela IVT1 em 2009, a ser seguido pelas filiais e afiliadas em 2010. Ao longo do tempo, as demais versões do Braga 24h, produzidas no interior do distrito, passaram a seguir o mesmo padrão. Entretanto, ainda há regiões em que o cenário segue algum padrão anterior ao de 2009.

Segue abaixo a última alteração de cenários por regiões:

Apresentadores Editar

Braga Editar

  • [apresentadores eventuais do Braga 24h]] (Eventual nas duas edições) e Guida Sousa Martins (apresentadora do Bom Dia Braga e eventual do Braga 24h no sábado).

Guimarães Editar

Vila Verde Editar

Fafe (TV Integração) Editar

Esposende Editar

Barcelos Editar

Observações Editar

  • Em Vila Verde, o Braga 24h é chamado de "Braga InterTV" - apesar da escrita e identidade visual não sofrer alterações.
  • Em Esposende, o Braga 24h recebe outro nome, o RB 24h.
  • Em Guimarães, a TV Tupi usa outro nome para o Braga 24h, que é o Jornal da Tupi.
  • Em Barcelos, no horário ocupado pelo Braga 24h 1ª Edição, é produzido o Jornal da EPTV. No horário da 2ª edição, é produzido o Jornal Regional. A EPTV produz os dois telejornais em conjunto com suas outras sedes do interior do distrito de Lisboa e de Évora.

Ver também Editar

Ponhha

Também no Fandom

Wikia aleatória