Fandom

Bom Dia Porto

302páginas
nesta wikia
Adicione uma página
Comentários0 Share

Bom Dia Porto é um telejornal português transmitido pela IVT1 Porto para o distrito do Porto. É exibido diariamente no início da manhã, exceto nos fins de semana. A apresentação é de Ricardo Vale.

História Editar

O Bom Dia Porto foi transmitido pela primeira vez em Outubro de 1977, com uma proposta similar a do telejornal Bom Dia Lisboa, no ar desde 1977: conjugar noticiário local e dinâmico com prestação de serviço, entrevistas em tom descontraído e entradas ao vivo dos repórteres, a partir de diferentes pontos da cidade. Seu acompanhado pela implantação de telejornais locais matutinos também em Braga e em Coimbra (Bom Dia Braga e Bom Dia Coimbra).

Apresentado por nome dos dois apresentadores da época, o telejornal tinha meia hora de duração, e ia ao ar de segunda a sexta, às 7h30, logo após o Bom Dia País.

A jornalista nome da apresentadora em 1989 assumiu a apresentação do Bom Dia Porto em 1989. nome do comentarista político em 1989 fazia os comentários políticos e as entrevistas no estúdio eram realizadas por [nome dos entrevistadores em 1989].

apresentador em 1989 apresentou o Bom Dia Porto até 1992, quando foi substituída por apresentador em 1992, que vinha do Jornal Hoje. apresentador em 1992 ficou na apresentação do jornal até 1994; em 1994, apresentadora em 1994 assumiu a bancada do Bom Dia no lugar de apresentador em 1992, ficando por pelo menos 3 anos; em 1997 foi a vez de apresentadora em 1997 assumir o comando do telejornal. Essa mudança coincidiu com a estreia do novo cenário do Bom Dia Porto. Isabela ficou no comando da atração por 1 ano; em 1998, Andreia Carreiro, que apresentava o jornalístico Em Cima da Hora da IVT News, assumiria a bancada do jornal também por 1 ano; em 1999, por um curto período de tempo, apresentadora de 1999 foi a apresentadora do Bom Dia. No final do mesmo ano, apresentador do final 1999 foi o apresentador do Bom Dia Porto, ficando até meados de 2001. Em 2001 o Bom Dia Praça passou por uma reformulação geral, com novos cenários, novas vinhetas e mudanças no quadro de apresentadores. No Bom Dia Porto, quem assumiu foi apresentador de 2001, que ficou até 2005.

O Bom Dia Porto chegou à década de 2000 mantendo o perfil de jornal dinâmico, com entrevistas ao vivo, matérias de serviço e informações quentes da cidade.

Em 2004, entre outras novidades, o telejornal ganhou um novo cenário para a previsão do tempo.

Em agosto de 2005, apresentadora atual foi convidada para ser a apresentadora e editora executiva do telejornal, cargos que continua exercendo atualmente. O Bom Dia Porto já ocupou o horário das 7h; atualmente é exibido às 6h30. A direção de jornalismo no Porto é de diretor de jornalismo no Porto.

O telejornal Editar

Apresenta as notícias da manhã e da madrugada, além de dar continuidade às principais notícias dos telejornais noturnos, traz ainda entrevistas diárias, previsão do tempo, condições do trânsito na Cidade, campanhas sociais, oportunidades no mercado de trabalho, assim como assuntos relevantes de todo o Distrito do Porto. Uma diferencial é a presença do IVTCop, helicóptero da IVT1 que monitora diariamente, as condições do trânsito e da cidade em geral. Desde 25 de março de 2008 conta com a participação do comentador [nome do comentador desportivo] falando sobre desporto em geral, e não somente o futebol, todas as segundas e quintas-feiras.

Em 4 de abril de 2011, o Bom Dia Porto inaugurou um novo estúdio, chamado de Studio Glass. O enquadramento natural da câmera permitiu ao telespectador observar a Torre dos Clérigos. O mesmo cenário também foi utilizado pelo Porto 24h.

Radar Porto Editar

O Radar Porto foi crescendo e em 2008 ganhou seu espaço na programação local da IVT1 Porto, indo ao ar logo após o Bom Dia País. Essa edição extra durou 2 anos e, em 2010, ficou restrito ao Bom Dia Porto. Atualmente, desde 2011, o Radar passa a ir ao ar também esporadicamente durante a programação, em alguns intervalos comerciais do Vale a Pena Ver de Novo e da Sessão da Tarde.

Foi apresentado pelo jornalista Jorge Loureiro, sendo comandado atualmente por nome da apresentadora atual do Radar Porto. e eventualmente por nome dos apresentadores eventuais do Radar Porto. Diferente de outras praças, o Radar Porto tinha aproximadamente 10 minutos de duração. Portanto, a IVT1 Porto cortava o fim do Bom Dia País. Atualmente é exibido dentro do Bom Dia País.

Histórico de apresentadores Editar

[aqui o histórico de apresentadores]

Apresentadores Eventuais Editar

[aqui os apresentadores eventuais incluindo a apresentadora efetiva do Radar]

Outros apresentadores Editar

Ex-apresentadores eventuaisEditar

[histórico dos ex-apresentadores eventuais]

Também no Fandom

Wikia aleatória